20 de novembro de 2014

Sobre melhores amizades.

Nina's cats

Esse negócio de melhor amigo(a) pra mim não existe. Bem, até existe, mas não da forma idealizada bizarra que a gente é levado a acreditar. Melhor amizade é uma coisa cíclica, inconstante, e complicada. 
Primeiro porque, você provavelmente tem um grupo de bons amigos. Esse grupo tende a ser pequeno, são aquelas três, quatro pessoas nas quais você realmente confia, com as quais você realmente se sente bem, não importa a época da sua vida. 
Entre essas três, quatro pessoas, você às vezes se pega pensando qual delas é sua melhor amiga. Talvez por causa de alguma coisa que alguém falou, ou alguma declaração de algum deles dizendo: cara, você é meu melhor amigo. Se  você (como eu) não se sente confortável respondendo isso, não se preocupe. 
O melhor amigo é eleito involuntariamente. Geralmente entre esse grupo fixo de amigos, mas às vezes pode chegar do nada, de fora, e se tornar seu melhor amigo. Mas isso é passageiro. 
Seu melhor amigo é aquele bom amigo que está ali te entendendo, ouvindo e compartilhando problemas com você naquele momento da sua vida. Pode ser que numa época ruim seu melhor amigo seja fulano, porque ele compreende, já passou por algo parecido, ou apenas porque ele é o único que tem coragem de te aguentar num momento desses. Em outro momento, pode ser sicrano, simplesmente porque naquele exato momento, foi ele que ficou do seu lado. 
Melhores amigos podem ser influenciados pela distância, pelo seu estado de espírito, pelo seu humor ou pela sua vontade ou desvontade. E é muito importante frisar que, não é porque a amiga x é minha melhor amiga nesse momento, que eu perdi o amor pela amiga y, que era minha melhor amiga em, sei lá, fevereiro de 2014. E não é porque a amiga x é minha melhor amiga nesse momento, que eu gosto mais dela do que dos amigos y, z e w, que são meus bons e verdadeiros (talvez eternos) amigos. O fato é que, simplesmente, a amiga x é a amiga que está do meu lado agora. Sempre que eu preciso eu mando uma mensagem pra ela, nem que for pra dizer "cara, que tédio" e eu tenho certeza que ela vai me responder com qualquer coisa, um conselho, uma piada, um tapa de realidade na minha cara. 
Pode ser que ano que vem outra amiga se aproxime mais, e algo faça a amiga x ter que ficar um pouco mais distante. Mas isso não vai querer dizer que acabou a amizade com a amiga x. Ela continuará sendo parte do círculo de bons amigos, e eu sei que, se eu realmente precisar, todos eles estarão ali por mim. 
A gente precisa entender que a vida é um ciclo, e consequentemente, tudo que está dentro dela também acontece em ciclos. Isso inclui seus sentimentos, suas amizades e amores. Em algum momento algo se afastará, em outro momento se aproximará de novo. Tudo funciona assim, veja a Terra girando ao redor do Sol, por exemplo. 
Então, não nos aflijamos tentando encontrar uma definição para melhor amizade, ou nos sentindo culpados por mudar de melhor amigo de tempos em tempos. Aceite a natureza das coisas, não idealize sentimentos e relacionamentos. Quanto mais naturais eles forem, melhores serão. 
Um abraço. 

4 comentários:

  1. Olá Luiza, tudo bem?
    Sabe que eu também cismo em ficar pensando toda hora nesse negócio de "melhor amiga" e sempre ter uma resposta na ponta da língua para mim mesma quando essa pergunta me assolar, e realmente acho que não faz sentido. Depende do momento, da sintonia, de tudo. Tenho vários amigos que são melhores. <3
    Beijo!


    http://mvcee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É bem melhor levar por esse lado, esse conceito de melhor amigo é muito furado. XD

    ResponderExcluir
  3. Parece até eu escrevendo
    Eu também tinha essa idéia de ter apenas um melhor amigo pra vida toda,mas isso é idealização
    Eu tenho 5 melhores amigos que eu amo de paixão e não vejo distinção entre eles.
    Mas é como você falou,em cada momento da vida ,eu me sinto mais à vontade de um do que com o outro.Depende do momento da situação,do tipo de problema.
    http://reflexoesdaminhamentedoida.blogspot.com.br/2014/12/rotulando-as-amizades.html?m=1

    ResponderExcluir
  4. Realmente... Sempre depende do momento. Infelizmente, alguns amigos não entendem essa questão e acabam se ofendendo. Mas fazer o que, né?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele será lido e respondido com muito carinho!

 
Flying Saucer