16 de abril de 2014

Luiza, não infarte aos 30.

Não posso mais me orgulhar disso, Homer :(

Tenho um ziquizilhão de rascunhos de postagens aqui no blog, mas não tenho conseguido terminar nenhuma delas. Nos últimos meses eu tenho tido tão pouco tempo pra qualquer coisa, e toda vez que eu digo "vou  fazer isso" acabo fazendo aquilo.
Enfim, eu vivo falando sobre mudanças, novas fases, metas e bla, mas nunca na minha vida tinha me dado conta de que eu realmente preciso começar a me dedicar a esse tipo de coisa para ser saudável e feliz. Mas estou enrolando demais e nada está fazendo sentido, bem, o que quer dizer este título?
Eu sempre fui uma garota grande. Ok, fui grande até os 11 anos, mais ou menos... sempre fui maior que todos meus amigos e colegas de escola, tanto em altura quanto em força, mas nunca fui realmente gordinha. Tenho a mesma altura (1,57m) desde os 9 ou 10 anos, mas nunca me senti pequeninha, como eu disse, sempre fui mais forte e mais saudável que a maioria das pessoas que eu conhecia. Durante minha adolescência toda eu pesei algo em torno dos 50-55kg e nunca me achei feia ou gorda de verdade, e sempre comi MUITO. Depois dos 18, fiquei na faixa 56-58kg, às vezes me incomodava um pouco com um ou outro detalhe, mas nunca encanei. Apesar de todos meus problemas com auto estima, que chegaram a ser bem graves, o meu peso nunca me incomodou de verdade. Cheguei aos 20 pesando 58 e, na metade dos meus 21, cheguei a 65kg. Daí a casa caiu. Nunca tinha ganhado tanto peso em tão pouco tempo, e tanto tempo de sedentarismo somado a isso, acabou me transformando numa pessoa cuja única diversão era comer (sério) e que não conseguia subir as escadas da faculdade sem ter coisas muito parecidas com micro infartos a cada degrau. Quando eu me pesei, sem querer acreditar muito nos números, e percebi que tinha ganhado 7kg em um ano, eu me desesperei. Comecei a ver um monstro no espelho ao invés de mim mesma e deixei de me contentar com meu tipo físico. Resolvi procurar minha médica, que me indicou uma consulta na nutricionista. Fui, com medo, pois minha dieta sempre foi basicamente composta de arroz, feijão e carne. Legumes, verduras, coisas "verdes" em geral, nunca me desceram por goela abaixo. Eu sempre soube que minha única alegria numa dieta seriam as frutas.
E assim foi, minha nutricionista me passou um cardápio que não parecia muito difícil de seguir, com milhares de opções e várias refeições por dia. Torci o nariz nem tanto para a salada, quanto para os legumes, malditos legumes. No mesmo dia fui ao mercado e com R$50, consegui comprar várias coisas do cardápio, estava animada e feliz, e pra falar a verdade ainda estou animada. Hoje faz uma semana que estamos nessa nova fase, e até agora segui tudo certo na medida do possível, não como açúcar desde então e coisas gordurosas estão fora do cardápio.
A parte mais difícil pra mim, é resistir ao cheiro e aparência de uma boa porção de carne frita, bem gordurosa e mal passada, um bom franguinho com pele ou um macarrão com bacon. E os hambúrgueres. Um mês antes de começar a dieta eu e meu namorado já estávamos quase virando críticos das hamburguerias da cidade. O açúcar também me faz muita falta, no sentido de doces, balas e sorvetes, mas eu estou resistindo muito bem, tomando sucos e comendo frutas!
A maior vantagem, é que eu sou muito disciplinada, até chata, então tento seguir tudo a risca. Quando eu não tenho algum alimento do cardápio, procuro substituições equivalentes e sempre acabo dando uma improvisada, afinal de contas a vida não é fácil, principalmente quando se sai de casa às 7 da manhã e volta às 21. Aliás, tô procurando uma lancheira dos X-Men pra carregar toda minha comida do dia, hihihih.
Se eu senti alguma diferença? Creio que uma semana não seja tempo suficiente para perder peso, mesmo porque ainda não estou praticando exercícios físicos. Senti muito no meu organismo nos primeiros dias, as porções menores e menos "pesadas" de comida me fizeram sentir meio fraca, tive alguma dor de cabeça e sonolência, mas parece que meu corpo está se acostumando. A única diferença física que senti, foi que meu relógio parece estar mais largo no meu pulso! hahahah, mas provavelmente não é nada.
Ainda não decidi se vou me pesar semanalmente ou não e, pra ser sincera, estou com medo de não gostar do que a balança tem a me mostrar, mas sejamos realistas: uma semana de dieta sem exercício deve fazer pouquíssima diferença.
Meu objetivo é chegar a 55kg, inicialmente e depois baixar pra 53, ficando nessa faixa (53-55) pra manter o que é o peso ideal pra alguém do meu tamanho. São 10 fucking quilos, mas creio que com força de vontade e disciplina eu consiga chegar lá. E que boa ideia começar uma reeducação bem às vésperas da páscoa, não?
Eu quero fazer posts semanais sobre esse ~projeto~ pra compartilhar com vocês como está sendo, quais são os progressos e as dificuldades, etc. Espero que eu consiga!
Enfim, este post ficou enorme e provavelmente muito chato, mas é um meio de até eu mesma acompanhar como estou evoluindo com o passar do tempo.
Se tudo der certo, vejo vocês semana que vem!
Me desejem sorte.




Um comentário:

  1. Obaaaa, ela fez! hahaha
    Te desejo muita sorte moça, que sua chatice como pessoa persistente, como disse, seja efetiva e traga bons (e esperados) resultados. É essa tal persistência que anda me faltando, hehe, mas meu caso é bem diferente como já te contei (bem por cima). Estarei à espera dos próximos posts! Que você consiga alcançar o que precisa :3 <3

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele será lido e respondido com muito carinho!

 
Flying Saucer