10 de outubro de 2014

Abraçando patinhas! ♥

Para ilustrar esse post, nossa companheira Merida. :)
Esse mês no Rotaroots temos um tema especial, o Abraçando Patinhas. E basicamente nosso objetivo é conscientizar sobre a adoção consciente e a guarda responsável e, além disso, conseguir ~toneladas~ de ração para uma ong que cuida de cãezinhos menos afortunados. 
Eu raramente converso ou escrevo sobre esse assunto, porque a negligência com animais é uma das coisas que mais me magoam e me deixam com muita raiva nesse mundo. Mas dessa vez é por uma boa causa.
A gente sempre pensa que, se pudesse, adotaria todos os cães/gatos/bichos de rua e amaria e cuidaria e tudo, e é justamente aí que começa o erro. A adoção consciente é justamente você adotar um animal sabendo que vai ter condições de cuidar dele até o fim da vida, dando carinho, comida, cuidados de saúde, higiene, espaço, etc. 
Tem gente que dá bicho de presente pra criança, pra namorada, pra todo mundo, mas calma lá. Não sou contra você dar um animal pra uma criança não, mesmo porque acho super saudável criar uma criança junto com um cachorro/gato desde cedo, justamente pra acostumar e criar nela aquele carinho especial e o importantíssimo respeito por animais, o que evita muitas mordidas/arranhadas mais tarde. MÃS: só dê com a permissão da família e com a certeza de que o bicho será bem cuidado, terá espaço, comida, carinho e tudo que eu já falei antes. 
Quanto à compra x adoção: adotar é tudo de bom, mas nem sempre dá. Comprar também é legal, mas nem sempre dá. Cada um faz o que pode. Se seu sonho é ter um Beagle, você provavelmente não vai encontrar um para adoção, paciência, compre. Mas se comprar, tenha certeza de não fazer do animal um bem material, uma máquina de fazer filhotes com pedigree, ou algo assim. Se você não liga pra raça, adote. Vai lá, pega um filhote pra doação, ou melhor ainda, adote um crescidinho que está abandonado (sempre levando ele ao veterinário e tomando os devidos cuidados, claro). Não existe isso de certo e errado se você realmente quer dar amor e cuidar de um animal. 
Eu já tive muitos cães. Grandes, pequenos, de raça, vira-latas, alguns viveram décadas, outros pouquíssimo tempo. Todos foram especiais, todos me deram amor, todos me ensinaram que por mais que as pessoas me decepcionem, os animais sempre serão uma companhia maravilhosa. 
Hoje em dia tenho uma cadelinha lá em casa, e gostaria muito de ter um gato. Mas eu não vou adotar um gato, porque eu sei que minha família não aceitaria e eu teria que devolvê-lo e isso me machuca, e machucaria a ele também. Mas eu faço minha parte: quando vejo alguém doando/procurando o dono de um bicho, eu ajudo, eu divulgo. Eu ainda não tenho dinheiro pra ajudar abrigos, adotar um bichinho "a distância", mas eu acho que cada um deve fazer o que estiver ao seu alcance, e isso já ajuda muito. 
Nesse projeto do Rotaroots, por exemplo, eu estou ajudando com a divulgação e a conscientização. Você também pode ajudar assim, ou pode doar a quantidade que quiser aqui ou em qualquer outro lugar que quiser. Você pode dar comida, água e carinho pra um cachorrinho ou gatinho de rua que você sempre veja. Você pode ensinar seus priminhos, irmãozinhos ou qualquer outra criança do quanto é importante cuidar desses amigos. Apadrinhe um cãozinho, adote, faça o que puder para ajudar, mas só o que puder, tá?
Pra terminar, tenho algumas dicas: 
  • Se você mora num lugar quente, como eu, não adote uma raça de origem em lugares frios (Husky, São Bernardo, etc), pois o bichinho vai sofrer no calor.
  • Se você mora num lugar com pouco espaço, evite cães grandes e agitados, caso contrário o bicho poderá ficar depressivo e gordo por falta de atividades. 
  • Não corte a orelha e o rabo do seu cachorro, poxa vida.
  • Fique sempre atento aos sinais que seus bichos dão, não invada demais o espaço deles e procure o melhor meio de ensiná-los sem violência. 
  • Nunca, jamais, em hipótese alguma, abandone seu bicho. Caso você não possa mais ficar com ele por algum motivo de força maior, doe para alguém disposto a cuidar com tanto carinho quanto você cuidava. 
  • Se você optou por algum cão de raça, procure estudar sobre as peculiaridades dela, as possíveis doenças e como evitá-las.
  • Nunca se esqueça de que seus bichos tem sentimentos, tantos e até mais do que você. 
Como eu disse, tenho um pouco de experiência com cachorros, nem tanto com gatos, então meu post pode ficar um pouco inclinados aos cachorriros, mas isso tudo vale pra bichanos, roedores, etc etc etc, ok? 
Lembrem-se sempre que animal é assunto sério. Tanto que muitas vezes, eles podem até de ajudar a superar um problema de saúde, sabia? 
Vamos espalhar pelo mundo a importância dessa mensagem, gente. Conto com vocês! 

Esta blogagem coletiva faz parte do projeto Abraçando Patinhas, uma iniciativa do Rotaroots em parceria com a marca de ração Max – da fabricante Total Alimentos (http://www.maxtotalalimentos.com.br/). Esta iniciativa reverterá na doação de 1 tonelada de ração para a ABEAC (http://www.abeac.org.br/), ONG responsável pelo bem estar de cerca de 1100 cães. Saiba mais sobre o projeto no site do Abraçando Patinhas (http://rotaroots.blog.br/abracandopatinhas/) ou participando do grupo do Rotaroots no Facebook (https://www.facebook.com/groups/rotarootsblogs/).

2 comentários:

  1. Cara, pra ser sincera, eu detesto cachorros. Acho que eles só servem pra feder e se esfregar em vc. Mas adotei dois gatinhos. Eles estavam abandonados e tal, e um dos dois estava quase morto, então fiz isso. Hj em dia estão gordinhos e saudaveis. rs


    www.rapepistols.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu acho que tudo bem você não gostar, contanto que não maltrate e respeite quem gosta, sabe? Eu não gosto de macacos, mas nunca vou maltratar um XD
    Fico feliz que você tenha adotado dois bichanos, eu sempre quis fazer isso, mas por enquanto não dá! Mas a moral é cada um fazer sua parte, né :3
    Beijão.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele será lido e respondido com muito carinho!

 
Flying Saucer