1 de maio de 2014

As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon
Em As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley reconta a lenda do rei Artur, descrevendo os seus esforços para unificar a Bretanha contra a invasão Saxônica, a partir da perspectiva das poderosas mulheres do reino de Avalon e Camelot. Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Artur irão se encantar com as mulheres por trás do trono. Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover as suas respectivas visões de mundo. As intrigas e a política do reino de Camelot descritas em As Brumas de Avalon se passam quando o cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos. 
 Eu sempre quis ler As Brumas de Avalon, sempre. Me lembro de quando era adolescente e uma amiga minha me citou esse livro, na época em que eu ainda só era apaixonada por O Senhor dos Anéis, e eu fiquei intrigada e curiosa, mesmo sem imaginar muito bem do que se tratava. 
Eu conheço somente o básico da lenda do rei Artur. Recentemente, comprei um dos últimos livros do Tolkien publicados por seu filho: The Fall of Arthur (em As Brumas, Artur se escreve sem o h, mas em quase todos os outros livros que eu vi, se escreve Arthur, deve ser algo com a tradução), mas este é um livro de poesia, e a minha versão é em inglês, já que não sou acostumada a ler poesia sequer em português, e ainda não estava 100% familiarizada com a lenda, resolvi deixar essa leitura para uma hora mais oportuna, mas esse livro é assunto para outro post. 
Aproveitei uma promoção do submarino e adquiri todos os 4 livros da série por uma pechincha, e finalmente pude matar minha vontade. E tenho bons motivos para este ser o primeiro livro que resenho (isso pode ser considerado uma resenha?) na vida.

As Brumas de Avalon
Os livros são pequenos e de leitura rápida, não levei mais de 3 dias para ler nenhum deles, mesto tendo estágio e faculdade, exceto quando eu me senti meio doente demais para conseguir ler. A linguagem é simples, se comparada a outros livros do meu acervo (Silmarillion, oi), então para mim foi fácil de entender e acompanhar tudo. Nele, você acompanha a história, não do rei em si, mas de como ele chegou ao trono e de todas as políticas, principalmente culturais e religiosas, que envolviam o reino naquela época, mas tudo isso do ponto de vista das mulheres ligadas a ele: Igraine (a mãe de Artur e Morgana), Viviane (a senhora do Lago), Morgause (a irmã de Igraine), Morgana e Gwenhwyfar (ou Guinevere), viram o reino e seus acontecimentos cada uma com olhos diferentes, corações diferentes, e esse livro é extremamente envolvente por não se ater tanto aos cavaleiros, guerras e esse tipo de coisa, mas sim a toda a politica de dentro dos castelos, daquelas que realmente controlavam o reino, por mais subestimadas que fossem por ser "apenas" mulheres. 
A história em si não é INCRÍVEL, devo admitir, mas ela me envolveu de uma forma intensa. A constante luta para que os cultos pagãos antigos não sejam completamente dizimados pelos cristãos é algo que me fascina, principalmente pela atração e amor que sinto pelas religiões antigas, e esse é o plano de fundo para as histórias contadas na série. Além de me identificar profundamente com várias personagens, e olhar para algumas delas e simplesmente pensar: "I know that feel, sis".
O livro é bem realista, e muitas vezes você vai levar socos no estômago da narrativa, e você provavelmente vai amar e odiar ao mesmo tempo boa parte dos personagens, inclusive o próprio Artur (alguns você só vai odiar mesmo (҂⌣̀_⌣́)ᕤ). Porém ele consegue te envolver numa aura de magia, sem nada muito fantasioso: é aquela magia quase toda real que tem sido praticamente esquecida nos dias de hoje. 
Garotas que não conseguem aceitar o machismo, principalmente no cristianismo E nas histórias de fantasia,  vão amar esses livros, disso eu tenho certeza, mas isso não faz dele um livro que um rapaz não iria gostar de ler (a menos que seja um rapaz muuuito chato, hihih), e tenho certeza que esse será um material fascinante para os amantes das lendas do Rei Artur.

A nota foi: 4/5 ETs!



Depois desses, estou animadíssima para me afundar cada vez mais no universo de Camelot e Avalon, e ler as histórias de todos os pontos de vista possíveis. Próxima aquisição: As Crônicas de Arthur.


As Brumas de Avalon

Enfim, essa foi a primeira resenha de livros que eu fiz na vida. Espero que tenha sido útil ou interessante para alguém. Essa é uma ideia que eu tinha já há algum tempo mas nunca tinha tido coragem para colocar em prática, mesmo porque eu provavelmente gostaria de começar falando da obra de Tolkien ou das Crônicas de Gelo e Fogo, e seria praticamente impossível para mim ter de sintetizar coisas tão complexas e grandiosas em um simples post. Agora que tenho lido mais livros, quero compartilhar essa paixão aqui, então talvez eu continue fazendo esse tipo de postagem. 

Espero que tenham gostado, e até a próxima. ;)



2 comentários:

  1. Eu li quase todos os livros na adolescência huashuahsuahsua quando falou sobre odiar e amar alguns personagens, me identifiquei! Gostei da resenha e adorei a forma de avaliação xD ótimo post! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fico feliz que tenha gostado. Esse é um tipo de post que eu sempre tive um pouco de medo de fazer, e preguiça também, mas até que foi divertido! :)

      Excluir

Deixe seu comentário, ele será lido e respondido com muito carinho!

 
Flying Saucer